quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Interatividade

Foi-nos proposta para a aula de hoje uma ficha de trabalho de pesquisa sobre a teoria da interatividade onde vimos alguns conceitos dos quais já tínhamos ouvido falar mas cujo sifnificado desconhecíamos... Mas depois de uma breve pesquisa eis os resultados:



INTERFACE GRÁFICA 
Interface gráfica é um conceito de interação entre o utilizador do computador e um programa por meio de tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. A interface de um programa é a sua tela, o seu modo de dispor as coisas na tela. Quando se diz que um programa teve melhorias na interface, quer dizer que a tela foi alterada, por exemplo, mudando as posições dos botões, menus e diversos itens - geralmente tornando o uso do programa mais fácil. Podemos dizer que um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operacional instalado, pois é este quem tem a responsabilidade de dar a interface (utilizador-computador).


INTERATIVIDADE
O adjetivo ''interativo'' tem servido para qualificar qualquer coisa ou sistema cujo funcionamento permite ao seu utilizador algum nível de participação ou de suposta participação. Temos como exemplo os programas de televisão onde os espectadores podem escolher entre várias opções previamente definidas. A interatividade é como um diálogo entre o Homem e a máquina, através de interfaces gráficas, em tempo real.


REALIDADE VIRTUAL

É o uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar  em mundos criados por um computador. Muita gente acredita que a realidade virtual só serve para jogos de computador ou filmes. Na verdade, ela tem aplicações práticas importantes em indústrias, na ciência e no treino de pessoas para atividades de risco. Por meio dela, engenheiros conseguem testar projetos de automóveis e aviões antes de gastar dinheiro a fazer protótipos. Projeções semelhantes são usadas em simulações de batalhas, nas pesquisas de engenharia genética e até no estudo da previsão do tempo. A maior parte das imagens que criam essas realidades virtuais não são filmadas ou fotografadas, mas sim montadas em modelos 3D de computação gráfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário