quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tipos de média



QUANTO À SUA NATUREZA ESPÁCIO-TEMPORAL



ESTÁTICOS - que também podem ser chamados de discretos ou espaciais, agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como:



Imagens e gráficos: As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados.



  • (imagem bitmap)

























    (imagem vectorial)
        











  • Texto: Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. Pode também ser criado através de processadores de texto, como por exemplo, o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text. Existe ainda o formato de hipertexto. Este último permite navegar entre quaisquer documentos de texto que se designam por nós (nodes), por intermédio de hiperligações (links) que se estabelecem entre partes dos nós de texto.




DINÂMICOS - que também podem ser chamados de contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo. Há alteração de informação no decorrer do tempo, como por exemplo:


  • Áudio: Corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde a áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil, enquanto que o áudio digital corresponde a um formato compatível com o processamento computacional. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital.


(disco de vinil - sinal analógico)




                       (sinal digital)













  • Vídeo: Pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico. Em qualquer uma das duas formas citadas, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas (do inglês, Frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de dois fotogramas sucessivos é constante. Logo, o número de fotogramas que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.



  • Animações: É a representação gráfica de objectos à medida que eles variam no tempo (por isso é dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal). A animação tradicional baseia-se num conjunto de desenhos individuais ou num conjunto de fotografias, que quando vistas em sucessão criam a ilusão de movimento. A animação realizada no computador também produz sequências de imagens deste tipo, mas estas são integralmente sintetizadas por software.




QUANTO À SUA ORIGEM 

CAPTURADOS - Vindos do mundo real (imagens, video e audio). Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através de utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones e de software específico.






SINTETIZADOS - Feitos por computador (texto, graficos, animacao). Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através de hardware e software específicos.




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