quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Modelos de Cor



As cores obtidas diretamente naturalmente por decomposição da luz solar ou artificialmente mediante focos emissores de luz de uma longitude de onda determinada denominam-se cores aditivas.

Não é necessária a união de todas as longitudes do espectro visível para obter o branco, já que se misturarmos só o vermelho, verde e azul obteremos o mesmo resultado. É por isso que estas cores são denominadas cores primárias, porque a soma das três produz o branco. Para além disso, todas as cores do espectro podem ser obtidas a partir delas.






As cores aditivas são as usadas em trabalho gráfico com monitores de computador, o monitor produz os pontos de luz partindo de três tubos de raios catódicos, um vermelho, outro verde e outro azul. Por este motivo, o modelo de definição de cores usado em trabalhos digitais é o modelo RGB (Red, Green, Blue).









Todas as cores que se visualizam no monitor estão em função das quantidades de vermelho, verde e azul utilizadas. Por isso, para representar uma cor no sistema RGB atribui-se um valor entre 0 e 255 (notação decimal) ou entre 00 e FF (notação hexadecimal) para cada um dos componentes vermelho, verde e azul que o formam. Os valores mais altos de RGB correspondem a uma quantidade maior de luz branca. Por conseguinte, quanto mais altos são os valores RGB, mais claras são as cores.




Desta forma, uma cor qualquer virá representada no sistema RGB mediante a sintaxe decimal (R,G,B) ou mediante a sintaxe hexadecimal #RRGGBB.




Um carro é de cor azul porque absorve todas as longitudes de onda que formam a luz solar, exceto a correspondente à cor azul, que reflete, enquanto que um objeto é branco porque reflete todo o espectro de ondas que formam a luz, ou seja, reflete todas as cores, e o resultado da mistura de todas elas dá como produto o branco. Por sua vez, um objeto é negro porque absorve todas as longitudes de onda do espectro: o preto é a ausência de luz e de cor.

Nesta conceção subtrativa, as cores primárias são outras, concretamente o azul ciano, o magenta e o amarelo. A partir destas três cores podemos obter quase todas as outras, exceto o branco e o preto.







Efetivamente, a mistura de pigmentos azul ciano, magenta e amarelo não produz a cor branca, e sim uma cor cinza sujo, neutro. Quanto ao preto, também é possível obtê-lo a partir das primários, sendo necessário incluí-lo no conjunto de cores básicas subtrativos, obtendo-se o modelo CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black).





O sistema CMYK define as cores de forma similar a como funciona uma impressora de injeção de tinta ou uma imprensa comercial. A cor resulta da sobreposição das cores azul ciano, magenta, amarelo e preto, e sua notação corresponde ao valor em percentagem de cada uma destas cores.
Desta forma, uma cor qualquer virá expressa no sistema CMYK mediante a expressão (C,M,Y,K), na que figuram a percentagem que a cor possui dos componentes básicos do sistema. Por exemplo, (0,0,0,0) é branco, enquanto que (100,0,100,0) corresponde à cor verde.






Os sistemas RGB, CMYK encontram-se relacionados, já que as cores primárias de um são os secundários do outro (as cores secundárias são as obtidas por mistura direta das primárias).
Outros modelos de definição da cor é o modelo HSV, que define as cores em função dos valores de três importantes atributos destes, tonalidade, saturação e valor.









A tonalidade (Hue) faz referência à cor como tal, por exemplo, a tonalidade do sangue é vermelho. A saturação ou intensidade indica a concentração de cor no objeto. A saturação de vermelho de um morango é maior que a do vermelho de uns lábios. Por sua parte, o valor (Value) denota a quantidade de claridade que tem a cor (tonalidade mais ou menos escura). Quando falamos de valor fazemos referência ao processo mediante o qual se acrescenta ou se tira o branco a uma cor.





O modelo YUV tem em conta a característica que nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV têm, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz (Luminância) do que da cor (Crominância).

Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente.



O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar informações da cor separada da informação de luminência, sendo também adequado para sinais de vídeo. Permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem.









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